O que é Goju-ryu?

Goju-ryu (剛柔流, Gōjū-ryū?) é um estilo de Karate desenvolvido por Chojun Miyagi originário de Okinawa no Japão. O estilo conjuga técnicas duras e firmes com técnicas suaves e circulares, daí seu nome go (剛, duro?), ju (柔, suave?), ryu (流? estilo), ou seja, “estilo duro e suave”.

O estilo de Karatedo Goju-ryu foi criado por Chojun Miyagi (宮城長順, Miyagi Chōjun?). Nasceu em 28 de abril de 1888, na cidade de Naha, na ilha principal do arquipélago de Okinawa no seio de uma família rica. Faleceu em Outubro de 1953 por problemas no coração. O seu instrutor foi Kanryo Higashionna (ou Higaonna).

Chojun Miyagi

Chojun Miyagi começou seu treinamento de Karate por volta de 1900, com a idade de 11 ou 12 anos, com Ryuko Aragaki. Em 1902, aos 14 anos, Miyagi foi apresentado por seu sensei ao Sensei Kanryo Higashionna e com ele treinou o Naha-te até seu falecimento em 1916.

Por influência de seu mestre, Chojun Miyagi fez sua primeira viagem até a China em 1915 para aperfeiçoar seu treinamento e por lá ficou por um ano.

Em 1921 ele apresenta, junto a outros mestres, o Okinawa-te (Karate) durante a visita do imperador Hirohito ao território de Okinawa, anexado ao Japão; e de novo em 1925 para o príncipe Chichibu.

Em 1927 ele se apresenta ao fundador do Judo, Jigoro Kano.Em 1929 Miyagi finalmente nomeia seu estilo de Goju-ryu após um episódio em que seu aluno, Jinan Shinzato, ao fazer uma apresentação de Kata na ilha principal do Japão é perguntado qual é seu estilo e este não tinha uma resposta.

O nome Goju foi retirado de um poema do Bubishi, um livro sobre as artes medicinais e marciais chinesas, que dizia: “O caminho da inspiração e da expiração é tanto forte/duro quanto suave” (Ho Wa Gojyu Wo Tondo Su).

Duas datas são importantes na história do Goju-ryu e demonstram a aceitação do estilo indígena okinawense de auto-defesa nas ilhas principais do Japão: 1 – o estilo Goju-ryu foi reconhecido oficialmente no ano de 1933 como um Budo pela Dai Nippon Butoku Kai e 2 – em 1998 a mesma organização reconhece o Goju-ryu como um Koryu e uma forma de Bujutsu.

Em 1936 Miyagi faz sua segunda viagem para a China. Ele vem a falecer em 1953, deixando muitos discípulos, mas nenhum sucessor.

Seus mais famosos e proeminentes alunos são Meitoku Yagi, Eiichi Miyazato, An’ichi Miyagi, Seikichi Toguchi, Seiko Higa e Gogen Yamaguchi.

Fonte: Wikipedia.